A Sur Produções é um espaço digital que surge para criar conexões e fomentar o trabalho em rede entre agentes culturais, artistas e trabalhadores da cadeia produtiva da economia da cultura e criativa. Implementando a realização de projetos que valorizem o ecossistema cultural de seu próprio território e a produção artística local. Tendo na política pública de Cultura Viva , “do-in antropológico”, as experiências dos pontos de cultura - (Brasil de baixo para cima) algumas das bases que suleiam nossas práticas nos planos de ação e execução de nossas iniciativas.
Lei Cultura Viva (LEI Nº 13.018, DE 22 DE JULHO DE 2014)
do-in antropológico (Folha)
PONTO DE CULTURA O BRASIL DE BAIXO PARA CIMA. (Célio Turino)
A Sur é uma iniciativa idealizada pela pesquisadora independente y produtora cultural, Angelina Oliveira, de desenvolver um site que concentrasse e desse acesso às produções culturais dos artistas e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e economia criativa da cidade do Rio Grande.
Esta necessidade emergiu durante a pandemia de covid19 onde todo o setor cultural se viu obrigado a repensar e realocar seus trabalhos para o universo digital. Nesse sentido surge a ideia de ter um espaço cultural na web, em formato de um site, que desse suporte para os trabalhos que vínhamos desenvolvendo individual ou coletivamente na cena independente dos trabalhadores da cultura local. Colocando em prática um dos nossos faróis, que é o trabalho em rede e o fortalecimento do ecossistema cultural de nosso território, ao termos na equipe de execução deste site, programação, designer, pesquisa e construção dos textos e seus artistas. Todes residentes e atuantes na cidade do Rio Grande.
Temos como proposta, dar a conhecer a diversidade de trabalhadores da cadeia produtiva da cultura que nosso próprio território dispõe para a elaboração e execução de nossos projetos.

A Sur também conta com o apoio de Thiago Madruga. Artista gráfico, natural de Rio Grande. Cursou a graduação em Artes Visuais com enfoque em “Poéticas Visuais” na FURG; e o mestrado em Artes Visuais, na linha de “Processos de Criação”, na UFPel. Onde desenvolveu seu projeto, hoje intitulado: “Projeto Raízes: Trajetórias Negras em Evidência”. Sua pesquisa tem como foco os estudos sobre: memória, identidade e presença negra no Rio grande do Sul, e o seu impacto na cultura e história do estado. No “Raízes”, os temas pesquisados, são abordados em uma série de ações e produções artísticas. Desenvolvidas principalmente a partir de colagens digitais afrofuturistas. Muitas vezes desdobradas em intervenções urbanas com a colagem de adesivos e lambe-lambes. no intuito de aproximar essas discussões das pessoas, ao levar essas trajetórias para a esfera pública, imprimindo-as no corpo da cidade.
